28 de fevereiro de 2014

«nós somos a internet» - reflexão em torno das redes virtuais e dos espaços de vida online

 
Jorge Borges, Nuno Moreira e Paulo Flor foram os nossos convidados para abordar e reflectir sobre os espaços de vida online - das crianças, dos jovens e de todos nós.

 
Foram apresentados alguns dados relativos aos "nativos digitais", as crianças e jovens que já nascem praticamente a saber manusear os tablets e os smartphones. Jorge Borges e Nuno Moreira falaram de alguns dados estatísticos, tendo sido referido que nalguns países já há "disciplinas" de internet para bebés, a partir dos 3 anos. Ambos referiram - e Paulo Flor subscreveu esta ideia - que a tecnologia, por si, é neutra e serve tanto para o bem, como para o mal. O importante é que haja um aprendizagem de comportamentos por parte das crianças e dos jovens, acompanhada da supervisão dos pais - até dado momento, com a salvaguarda da privacidade da criança.
 

 
Na plateia chegaram-nos relatos da GNR - projecto Escola Segura - e da uma sala de jardim de infância, onde o twitter é utilizado para comunicar, bem como o blog ou o instagram. A educadora Ana Dominguez partilhou com os presentes o modo como a internet, o computador e as redes sociais são utilizadas por si, em sala de aula, com o objectivo de operacionalizar as aprendizagens.

 
 
 
*
 
Muito obrigada ao Teatro Rápido por, mais uma vez, ceder o espaço do TR Bar para a realização da nossa tertúlia.